​










 

A equipe

Luis Stelzer - Editor VIolão+

Luis Stelzer

Editor técnico

 

Bacharel em violão, estudou com grandes mestres, como Giacomo Bartoloni, Henrique Pinto e Reinaldo Garrido Russo. Como professor, tem larga experiência, lecionando em faculdades e conservatórios em São Paulo (capital e interior). Elaborou métodos para violão para duas empresas de assessoria musical. Assinou durante anos colunas nas revistas especializadas em violão. É atualmente educador de violão no projeto Fábricas de Cultura e professor de violão do Conservatório Souza Lima. Também ministrou aulas de História da Música Popular Brasileira, no Senac. Como músico, sua produção é bem eclética, fazendo arranjos para violão solo, duos, trios e quartetos, além de ter atuado acompanhando cantores de MPB e em duos com sax e com piano. É criador e regente da Orquestra de Violões (São Paulo) há mais de 25 anos.

09_viola_F_BIO_MIRANDA_-_FOTO_GUSTAVO_SERRATE.jpg

Fábio Miranda

Colunista colaborador

 

Violeiro e professor de viola caipira, formado pela Escola de Música de Brasília, foi professor da Escola de Choro Raphael Rabelo (DF) e desenvolve pesquisa de Mestrado na área do ensino da Viola Caipira na Universidade de São Paulo. Tem dois álbuns gravados: “Caravana Solidão” (2012) e “Nonada” (Banda Judas, 2014) e prepara o lançamento do disco “Chamamento”. Em Brasília, concebeu e formou o grupo "Roda de Viola". Em São Paulo além de integrar a Orquestra Filarmônica de Violas (Campinas) desenvolve trabalho de ensino coletivo de viola caipira em escolas e centros culturais como Fábrica de Cultura e Centro de Música do Sesc Vila Mariana. 

 

www.fabiomirandavioleiro.com

foto_Reinaldo.jpg

Reinaldo Garrido Russo

Colunista colaborador

 

Maestro, professor de violão, teoria, arranjo, composição e percepção musical.

Discípulo de Köellreutter.

Formou-se em Composição e Regência e foi professor na Faculdade de Música da USJT, São Paulo.

Dirigiu inúmeros trabalhos fonográficos e escreveu mais de 150 artigos para revistas musicais.

É pós- graduado em Pedagogia do Ensino Superior. Forma e dirige grupos vocais e corais.

É responsável, em parceria com Marcelo Beba Zanettini, pela banda NOVA ESCOLA, que insere alunos à MPB.

 

www.musikosofia.com.br 

duemaestri@uol.com.br/

Ricardo_website.jpg

Ricardo Luccas

Colunista colaborador

 

Pós-Graduado em Arte Integrativa, Pedagogo e Bacharel em Composição e Regência. Leciona violão desde 1982 em aulas particulares em domicílio e no Conservatório Musical Souza Lima. Arte Educador em diversas ações e projetos sociais (Recreio nas Férias, EMIA nos CEUs). Instrumentista mesclando o repertório erudito e o popular, também toca violão de 7 cordas em grupos de choro. Trabalhou nos últimos 10 anos com cultura, acreditando que é uma das maneiras mais ricas de inclusão social: Gerente da Fábrica de Cultura Jardim São Luis, Supervisor Artístico Pedagógico na Fábrica de Cultura Capão Redondo, Coordenador de Ação Cultural no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga do Municipio de São Paulo.

12476165_1028829947162817_809461479_n.jpg

Thales Maestre

Colunista colaborador

 

Há 16 anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos socioculturais dedicando-se prioritariamente à didática relacionada ao ensino coletivo do violão e à formação de cameratas artístico-pedagógicas. Nesse período, ministrou uma série de oficinas de capacitação pelo Projeto "Orquestra Cidades" em Catalão e Niquelândia, no Estado de Goiás, e atuou como professor e regente de projetos como "Guri", "Violão na Escola" (Unicsul) e "Musicordas", todos em São Paulo. É professor do "Programa Guri", onde também conduziu a direção artística da Camerata de Violões Infanto Juvenil. Bacharel em violão erudito pela Unicsul, sendo ali orientado pelo professor Luciano Morais, estudou também na ULM (atual EMESP) e na Escola Municipal de Música-SP, sob orientação de Henrique Pinto. Como camerista integrou o Duo Návia-Mestre, com o qual participou de importantes séries de recitais e festivais pelo Brasil.

Luisa_e_balalaica.jpg

Luisa Fernanda Hinojosa Streber

 

Colunista colaboradora

 

Mexicana, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidad Anáhuac, México, com especialização em Televisão, Rádio, Cinema, Publicidade e Técnicas de Pesquisa. Técnica em áudio e restauração artística. Aos 15 anos de idade  toma aulas de órgão no instituto Yamaha da Cidade do México, aos 16 começa seus estudos no Instituto Pierre Lyonett especializando-se em órgão barroco. Fez várias apresentações entre elas uma na Catedral de Santa María de La Asunción em Chilpanchingo, Estado de Guerrero, México. Aos 17 anos passa para as carreiras de Organista e Musicóloga no Conservatório Nacional de México, mas tem que abandonar os estudos de música. Após 12 anos, já no Brasil, começa a estudar violão, o que faz até hoje. Por conta de sua profissão, viaja o mundo inteiro. Como amante da música, desenvolveu o hábito de colecionar instrumentos musicais.

GADMA_EID.jpg

Dagma Eid

Colunista colaboradora

 

Iniciou seus estudos musicais em 1981 no Conservatório de Tatuí, e teve como principais professores Márcia Boroto, Giácomo Bartoloni e Paulo Porto Alegre. É Bacharel em Violão pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP) com a pesquisa sobre as canções catalãs do violonista Miguel Llobet. Complementando sua formação em instrumentos de cordas dedilhadas, estudou alaúde, arquialaúde, guitarra barroca e vihuela e teve orientacão de professores como Carin Swilling, Regina Albanez, Quito Gato, Dolores Costoyas, Eugène Ferrè, Luciano Contini, David Miller e Hopkinson Smith. PPremiada em concursos nacionais, realiza intensa atividade na área de música de câmara integrando duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Atualmente é professora de violão, cordas dedilhadas históricas e música de câmara no Conservatório de Tatuí.

 

dagmaeid@hotmail.com

felipe_website.jpg

Felipe Coelho

Colunista colaborador

 

Premiado com bolsas de estudo integrais para bacharelado e mestrado em Jazz & Arranjo nos EUA. Em sua formação, tocou em inúmeros grupos abordando estilos como choro, salsa, flamenco, jazz, jazz manouche, MPB, blues, pop e rock instrumental, atuando no Brasil, Estados Unidos e em navios de cruzeiro internacionais. A partir dos 26 anos, iniciou sua produção autoral tendo lançado cinco discos com formações diferentes, desde trio até orquestra. Já recebeu inúmeros prêmios incluindo o Prêmio Funarte de Música (2011), participou de mais de 30 festivais com seu trabalho autoral tendo atuado em grandes cidades como Nova York, Chicago, Shanghai, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos últimos três anos, foi convidado por sete orquestras diferentes como compositor e solista incluindo a KSU String Orquestra com a qual fez show em Atlanta em 2015.   

 

www.felipefc.com

EDUARDO_PADOVAN.jpg

Eduardo Padovan

Colunista colaborador

 

Guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Formado no IG&T com o professor Mozart Mello, aluno bolsista de violão e guitarra do Conservatório Souza Lima por quatro anos, estudando com Pollaco e Luis Stelzer. Foi aluno particular do violonista e guitarrista Chico Pinheiro. Cursou a Faculdade Cantareira, onde estudou guitarra jazz com Djalma Lima. Participou do grupo de música de câmara Orquestra de Violões entre os anos de 2006 à 2010. Integrante do trio de violões com repertório de música instrumental Corda & Madeira Trio. Guitarrista e violonista das cantoras de MPB Sandra Mello e Hilda Maria. Desenvolve trabalho autoral de música instrumental, o Edu Padovan Quarteto.

Samuca9.jpg

Samuca Muniz

Colunista colaborador

 

Gastrônomo por formação, músico por experiência, estudou com importantes ícones do violão 7 cordas, dentre os quais se destacam Luiz Otávio Braga e Rogério Caetano. Desde então, como violonista 7 cordas, atuou como instrumentista ao lado de Humberto Araújo, Joel Nascimento, Jayme Vignoli, Nelson Sargento e Maquinhos Satan,  além de grupos de Londrina (PR) e região, onde reside atualmente. Participou da gravação de CDs de grupos locais de música brasileira (regional de choro “Café no Sangue” e Grupo Vocal “Chorus”). Tem desenvolvido trabalho, por meio do canal “Um violão em Apuros”, no YouTube, explorando sonoridades e possibilidades de execução dentro do universo do violão 7 cordas.

 

muniz.samuca@gmail.com

SAULO_WEBSITE.jpg

Saulo van der Ley

Colunista colaborador

 

Violonista & guitarrista, formado em composição pela UNICAMP, Núcleo Música Nova, AES, Apple Developer, dirige a Pauta Arte & Comunicação desde 1989, professor & instrutor de Computer Music.

 

saulowan@icloud.com 

diego salvetti fundo preto website.jpg

Diego Salvetti

Colunista colaborador

 

Italiano radicado no Brasil há 2 anos é de uma família de músicos. Com apenas 11 anos de idade vence o 1° Premio do 13° Concurso Nacional de Violão em Génova Pasquale Taraffo. Sucessivamente inicia os estudos com o Maestro Giorgio Oltremari na Universidade Musical de Bergamo (Itália) G. Donizetti e depois de 10 anos de formação  consegue  brilhantemente o mestrado em violão erudito com as máximas notas. No ano de 2000 ganha a renomada bolsa de estudo do 14° Concurso da Associação Bergamasca Amici di Lino Barbisotti. Em 2009 consegue o diploma de pós-graduação em Didática da Música na Universidade Musical “L. Marenzio de Brescia (Itália). Na Itália participou em numerosos Concursos Nacionais de violão erudito e festivais de música. Depois da formação erudita começou os estudos da guitarra flamenca com um dos melhores guitarristas do panorama mundial, Livio Gianola; juntos são os únicos dois violonistas de flamenco no mundo tocando com  violão de 8 cordas. Tem trabalho autoral de composições homenageando varias cidades e estados do Brasil misturando flamenco-erudito e popular. Mora no Brasil desde Janeiro de 2015 e o trabalho dele vem destacando-se cada vez mais desenvolvendo trabalhos como violonista, compositor e professor.